QUEM SOMOS

A NOSSA HISTÓRIA

A Aurora Social foi fundada em abril de 1994 por um grupo de pais movido por uma preocupação comum - a inclusão social e profissional dos seus filhos - pessoas com deficiência mental ligeira a moderada.

Esta associação tem como objetivo promover a ocupação, reabilitação e valorização pessoal, social e profissional de jovens e adultos com necessidades especiais, procurando diversificar e estender a sua intervenção, e atividades desenvolvidas, a outros contextos que visem a participação ativa destas pessoas na comunidade.

Enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, a sua atividade desenvolve-se numa relação de estreita dependência com entidades parceiras, num movimento sinérgico que traduz um esforço coordenado conjunto, representativo de uma responsabilidade social partilhada e coletiva, no alcance dos (seus) propósitos.

CRESCIMENTO - UMA NECESSIDADE

Através da frequência em cursos sócio profissionalizantes, adaptados a públicos com necessidades especiais e com uma vertente bastante prática, com o apoio do Fundo Social Europeu, foi possível implementar na própria Instituição diversos cursos, que dotaram os nossos utentes de competências em áreas distintas como:

• Restauração e Catering;
  • Atividades de Vida Diária - Lavandaria e Engomadoria;
  • Agricultura e Hortofloricultura;
  • Reprografia e Encadernação

Destes cursos resultou o desenvolvimento de competências e uma maior autonomização da pessoa com deficiência. Em 1999, a Aurora Social integrou no seu quadro de pessoal alguns elementos que demonstraram. apesar dos déficits associados, competências que lhes permitiram integrar o mercado de trabalho.

Foi assim, na perspetiva de rentabilizar os investimentos europeus, com a instalação de equipamentos e apetrechamento de uma cozinha industrial, aliados aos cursos ministrados na área da cozinha, que a Aurora Social decidiu abrir novas portas, e desenvolver uma nova área de atuação, a restauração. Primeiro assegurando a confeção de refeições diárias para os nossos utentes e, por conseguinte, enveredar pela área da restauração com a confeção de comida para fora, por encomenda, realização caterings para eventos sociais, além de, obviamente, fornecer e distribuir refeições diárias a clientes externos.

HOJE

Hoje, quase com 28 anos de existência, a Aurora Social encontra-se envolvida num projeto conjunto com a APPDA - Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo dos Açores, que consiste na requalificação e readaptação de um edifício que servirá a sede e o espaço de trabalho destas duas Instituições, situado no Pico Salomão, em Ponta Delgada.

Em fevereiro de 2019, iniciaram-se os procedimentos concursais e, em novembro, foi lançada a 1.ª pedra pelo Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. Vasco Cordeiro, com a participação dos jovens de ambas as Instituições, entre os demais convidados.

Em abril de 2020, iniciaram-se as obras, mas, entretanto, com a crise pandémica geral por Covid-19, falta de mão-de-obra no mercado da construção civil e diversos outros problemas específicos decorrentes da obra, os atrasos constituem um impasse, não se conhecendo ainda a data para a conclusão das obras previstas.

A EQUIPA DA AURORA SOCIAL

Apoie a nossa missão

INSCREVA-SE:

aurora_social@sapo.pt

© 2021 Fundação de caridade | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora